quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gravidez - parte 2

Hoje o post demorou um pouco, mas finalmente está pronto!
Continuando o papo sobre gravidez, a preocupação veio com tudo o que tinha feito completamente ao contrário do que devemos evitar nos 9 meses. Eu tinha carregado peso, me alimentado mal, tomado bebidas alcoólicas, me exposto ao sol sem protetor... Socorro! Tudo errado! Que consequências teria? Já tinha passado o período mais importante, que é a fixação e formação do embrião e eu nem sabia! O medo tomou conta e eu não sabia por onde começar e travei!!!
Então resolvi colocar como a Ana Luísa estava, aproximadamente, na 14ª semana de gestação; além de algumas coisas, como os exames e as vitaminas, que escutamos bastante sobre mas não custa reforçar. É fundamental fazer tudo certo! Eu tive uma mega sorte de não ter tido nenhuma consequência, por isso continuo agradecendo todos os dias pela vida dela.


Geralmente os médicos pedem os seguintes exames:

*   Glicemia, para avaliar se há presença de diabetes;
*  Grupo sanguíneo e fator Rh. Esse exame é muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, que pode levar à morte do feto;
*   Anti-HIV, para identificar se há a presença do vírus da AIDS no sangue da mãe. Se a mãe for soropositiva, o médico prescreverá alguns medicamentos que reduzirão as chances de a doença ser transmitida para o bebê;
*   Exame para detectar a sífilis, doença que pode causar malformações no bebê;
*   Exame para detectar a toxoplasmose, pois essa doença pode ser transmitida ao feto, causando malformações;
*  Exame para detectar a rubéola, doença que pode levar ao aborto, além de causar malformações no bebê;
*  Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B. Caso a mãe tenha o vírus da doença, algumas medidas podem reduzir as chances de transmissão do vírus para o bebê;
*  Exame de urina e urocultura, para identificar se a mãe possui infecção urinária (que pode induzir a um parto prematuro), além de poder evoluir para uma infecção mais grave.
O ácido fólico, por exemplo, é uma vitamina indicada a todas as gestantes, muitas vezes quando ainda se planeja engravidar, para evitar más formações no tubo neural do feto. Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, revelou que o ácido graxo ômega-3, um tipo de gordura insaturada, pode ajudar mulheres a terem bebês mais fortes e a reduzir a incidência de partos prematuros. O estudo foi divulgado em fevereiro na publicação científica The American Journal of Clinical Nutrition. 

Com 14 semanas: da cabeça até o bumbum, o bebê mede cerca de 9 a 11cm de comprimento e pesa em torno de 45 gramas.
O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele cobre-se de lanugo (um pelo finíssimo e macio que desaparece antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.
Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. 

Espero que essas dicas ajudem vocês.... aqui embaixo estão os links dos sites que pesquisei para colocar essa informações. Além de indicar que se vocês quiserem saber mais, se cadastrem em algum para receberem toda semana um e-mail super detalhado de como o feto está. Minha mãe fez isso para mim primeira gravidez e eu adorei acompanhar  e comparar com as ultrassonografias.

Beijos!
Boa noite!


http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-14-semanas-de-gravidez#ixzz2S4ucNiUz
http://guiadobebe.uol.com.br/14-semanas-de-gravidez/
http://www.pampers.com.br/calendario                                                
http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/16287-omega3-na-gravidez-reduz-risco-de-parto-prematuro-e-garante-bebe-mais-saudavel


Nenhum comentário:

Gostou?

Translate

Top 5